Você já deve ter visto uma chave de impacto, aquela pistola usada para remover parafusos de pneus com mais facilidade, não é mesmo? Se quer saber mais sobre essa ferramenta, continue lendo:
O que é a chave de impacto?
Também conhecida como ferramenta pneumática, a chave de impacto utiliza a energia do ar comprimido para fixar e soltar parafusos e porcas. Dependendo da capacidade do torque, também serve para serviços mais pesados.
Ela é prática e pode substituir a força humana em atividades que exigem força e movimentos repetitivos.
Com maior durabilidade, a chave de impacto também é mais fácil de manusear e tem a vantagem de ter maior torque e potência do que as ferramentas elétricas. Ela pode ser utilizada em diversas aplicações e é muito comum em oficinas de automóveis, borracharias e empresas do segmento de construção civil.
Como funciona a chave de impacto?
Essas ferramentas não trabalham sozinhas: elas precisam estar conectadas a um compressor de ar.
As chaves de impacto funcionam pela pressão do ar comprimido, geralmente obtido por meio de um compressor.
A operação mais comum em ferramentas pneumáticas é acionada por um motor pneumático de palhetas, na qual o motor de palhetas converte a energia do fluxo de ar comprimido em movimento mecânico de rotação.
Apesar de ter uma função semelhante a uma parafusadeira, esta ferramenta pneumática consegue desapertar até os parafusos mais difíceis e enferrujados, por conta do sistema de martelo e bigorna que auxilia no trabalho.
Como escolher uma chave de impacto?
Como a ferramenta recorre à energia externa com vários componentes internos, certas características variam durante o uso. Portanto, ao comprar, avalie:
- O tamanho do parafuso ou porca, pois a chave é baseada no tamanho e na resistência do parafuso;
- Se o encaixe de soquetes é compatível;
- Faixa de Torque, quanto maior a tração, maior a capacidade;
- O peso da ferramenta com base na frequência de uso e intensidade.
Como usar uma chave de impacto?
É muito simples de usar. Ao ligar o compressor de ar, basta ajustar o filtro de ar e o lubrificador para auxiliar na pressão indicada na ferramenta. Em seguida, instale o soquete conforme o calibre do parafuso, escolha a velocidade da máquina e comece a trabalhar.
O operador deve estar sempre alerta, porque o ar comprimido pode causar ferimentos graves. Não aponte o jato de ar comprimido para você ou contra terceiros.
Ao usar ferramentas pneumáticas, certifique-se de proteger o rosto para evitar acidentes nessa região do corpo.
Lembre-se também de consultar o manual de instruções para a correta aplicação e instalação dos acessórios, e de verificar regularmente tubos e conexões soltos ou danificados. Alguns acidentes com ferramentas pneumáticas são causados pelo chicotamento da mangueira quando a conexão é quebrada ou deslocada.
Fonte: https://bityli.com/LvCsnPhh